O Covid-19 chegou para mudar a percepção também das empresas, em especial as ligadas ao varejo físico, como devem se comportar daqui para frente diante dos desafios que já eram presentes, mas que se potencializaram com essa nova dinâmica.
Com a realdade da quarentena, os consumidores que não eram adeptos se abriram para o comércio digital e aqueles que já utilizavam passaram a utilizar mais ainda, passando a consumir todas as diversas categorias de produtos que, até pouco tempo, apenas compravam presencialmente, a exemplo dos alimentos frescos. E no nosso setor, que antes muitas família gostavam de estar presencialmente para escolher o enxoval dos sonhos, foi necessário se adaptar ao atendimento online.
Com o fechamento de lojas e por não serem consideradas essenciais, a fim de evitar a contaminação de colaboradores e sociedade em geral, para você lojista continuar comercializando seus produtos e dar sustentabilidade para seu negócio a longo prazo, a adoção das novas tecnologias passou a ser fundamental!
“Diante dessas mudanças, o varejo físico, que já se encontrava em uma realidade desafiadora, agora precisa tomar decisões rápidas e importantes para garantir que a dinâmica do comportamento de compra digital não cause mais perdas para as lojas a médio e longo prazo”, analisa André Romero, diretor da Allis Comunicação.
Veja dicas de ações que podem ser adotadas a partir de agora:
1. Entenda como promover um ambiente de compra dentro das expectativas dos compradores, inove, ofereça serviços aos seus clientes em casa.
2. Desenvolva ações para proporcionar maior comodidade e prazer no ato da compra, envie uma mensagem para o seu cliente, comunicando a sua nova estratégia, como irá atendê-los durante este período, oferte serviços especiais como entrega em domicílio de produtos, atendimento exclusivo presencial com hora marcada, ou mesmo atendimento via vídeo chamada!
3. Treine a sua equipe para que ela esteja preparada da melhor forma possível para atender os clientes, fazendo com que mesmo a distância tudo fique esclarecido e o cliente tenha prazer em efetivar a compra.
4. Invista na divulgação dos seus produtos nos canais online da sua loja, faça promoções e ofertas especiais, crie ações e engaje o seu cliente, mostrando a ele que você está ali disponível para atendê-lo e que possui o que ele necessita.
5. Invista no conceito omnichannel, “é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.” por mais desafiador que seja, é o essencial neste momento;
6. Procure não vender preço, mas valor, mostrando que você quer o melhor para o seu cliente, e está ali para atendê-lo com o quarto dos sonhos, mesmo a distância e que independentemente das dificuldades do momento é possível ele ter o melhor produto no conforto da sua casa.
7. Mostre nos canais online as medidas que a sua loja tomou para manter a segurança tanto dos clientes quando ta equipe interna, seja transparente e transmita confiança!
8. Inove em torno de novas necessidades, reveja o seu portfólio de produtos e as novas necessidades dos seus clientes, aproveite o momento para ousar em torno de oportunidades emergentes como o atendimento online, fique atento aos sinais do seu consumidor.
“Os desafios do varejo físico são sim muito grandes, mas ao mesmo tempo, há diversas ações que ainda estão sendo pouco executadas e inexploradas, caminhos que, sem dúvida, ajudarão na permanência do varejo físico como principal canal de distribuição de produtos na fase pós-pandemia”, finaliza André Romero, da Allis.