Administrar uma loja não é tarefa fácil, mantê-la organizada é ainda mais difícil. Ao entrar em uma loja, você já teve a sensação de que havia algo estranho naquele espaço? É provável que sim! A organização de produtos da loja, ou a falta dela, é o principal motivo para essa sensação.
A questão é que a organização de um ambiente é essencial para aumentar a produtividade de um negócio, e consequentemente os lucros. Produtos expostos de forma errada podem trazer resultados bastante negativos para um negócio.
Com algumas pequenas mudanças e cuidados é possível deixar o ambiente muito mais agradável, melhorar a experiência de compra dos seus clientes e o bem-estar dos seus colaboradores.
BEM-ESTAR E CONFORTO PARA TODOS
Sem os seus clientes, a sua loja não sobrevive, certo? Agora, nunca se esqueça de outro elemento fundamental para o sucesso: a sua equipe! Pessoas felizes e bem dispostos garantem um melhor ambiente e consequentemente, mais vendas.
Ainda que você não tenha se atentado assim, a organização dos produtos afeta diretamente o bem-estar, energias positivas e o conforto de todos. Para o profissional de vendas significa sempre saber onde está cada item da loja, no caso a sua principal ferramenta, e para o cliente é sinônimo de um melhor atendimento e de maior qualidade com decisões mais certeiras e maior chance de satisfação.
BOA IMPRESSÃO
Já que a vitrine é o seu cartão de visita, a organização de produtos no interior da loja é a maior aliada na hora de causar um impacto positivo nos seus clientes. Um ambiente desorganizado pode significar menos vendas ou até fazer com que o cliente ou possível cliente não retorne mais.
No varejo, é imprescindível causar boa impressão e, para isso, invista em ambientes bem planejados e utensílios que facilitem a rotina de organização dos produtos na sua loja.
MARKETING VISUAL
O trabalho de visual merchandising, que também consiste na organização de produtos da loja, tem impacto direto no resultado das vendas.
Planejar um trajeto de compra, deixar em destaque aqueles produtos que estão tendo menos saída ou aqueles que já saíram de linha nas áreas com mais enfoque da loja são pequenas atitudes que podem auxiliar nas suas vendas.
Lembre que a concorrência está cada vez maior e não dá para descuidar do aspecto da sua loja.
GESTÃO EFICIENTE
Atualmente, grande parte das lojas utiliza a tecnologia para controle de estoque. No entanto, de nada adianta investir em tecnologia de ponta se não há cuidado algum em manter a organização dos produtos, que devem sempre estar muito bem controlados.
Organizar coleções, modelos, e até cores faz toda a diferença para a gestão, organização e manutenção de um negócio. Isso serve tanto para o estoque quanto para facilitar a exposição e apresentação dos produtos.
FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES
Lembra daquela sensação estranha que citamos ao início deste texto? Agora é hora de colocar todas as dicas em prática e dizer exatamente o contrário. Já que uma loja bem organizada, com os produtos dispostos de forma certa e separados, com uma equipe preparada e satisfeita com o seu ambiente de trabalho é garantia de clientes felizes e ainda mais satisfeitos.
E o resultado de tudo isso? Fidelização é claro! Afinal, não há propaganda melhor que uma boa experiência de compra.
Uma resposta
Exelente