Finalmente chegamos na fase em que a mulher está realmente grávida.
A partir do momento da implantação, inicia-se a produção do HCG, hormônio vital para a manutenção da gestação nos primeiros meses e responsável pelo surgimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez.
O sinal mais mais óbvio de gravidez que surge ao redor da 4ª semana de gestação é o atraso menstrual. Porém, nem sempre o atraso do período é rapidamente percebido pela gestante. O primeiro motivo é o fato de muitas mulheres terem ciclos menstruais irregulares, o que torna difícil prever a data exata da próxima mesntruação. O segundo motivo é o já explicado sangramento uterino que pode ocorrer como consequência da implantação do embrião no útero. Esse sangramento é bem diferente da menstruação, mas algumas mulheres acabam por confundi-los.
A dor e o aumento da sensibilidade das mamas, causado pelo aumento do aporte de sangue para esta região, é outro sintoma que surge bem precocemente, geralmente durante a 4ª semana de gravidez. Outro sintoma possível nesta fase é o aumento da sensibilidade do olfato.
Na maioria dos casos, a 4ª semana ainda é pobre em sinais e sintomas de gravidez, sendo o atraso menstrual o mais significativo deles. Eventualmente, sintomas como náuseas e vômitos, sensação de barriga distendida, vontade frequente de urinar, cansaço e alterações do humor podem surgir no final da 4ª semana de gestação, mas eles são mais comuns a partir da 5ª e 6ª semanas.
Fonte: http://www.mdsaude.com/



