O que esperar na sua primeira consulta? | Biah Baby Enxoval de Bebê e Infanto

O que esperar na sua primeira consulta?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

O primeiro passo para saber da saúde do seu bebê, é o acompanhamento do Pré-Natal. A realidade é que a primeira consulta deve ocorrer o mais breve possível. Mas pode ocorrer tanto nas primeiras semanas da gravidez, quanto um pouco mais tarde, depois da descoberta um pouco mais avançada.

Em média as brasileiras começam as consultas entre dois e três meses. O fato é que muitas descobrem a gravidez somente neste período, devido a falta de menstruação ou presença de alguns dos sintomas típicos ( enjoo, tontura).
Cabe ao ginecologista encaminhar a mãe para o obstetra. Há também a possibilidade de seu médico, ser também obstetra e poder te acompanhar em todo este novo processo. Caso não, você pode pergunta-lo sobre médicos desta categoria em que ele confia ou indica. Também é ótimo ouvir experiência de mulheres próximas a você, e que já passaram pela gravidez, sobre profissionais e maternidades. Podem ajudar você a escolher, mas tente manter a imparcialidade.
O que será testado no seu Pré-Natal:
• Testes físico e Ginecológico
• Hemograma Completo – Afim de verificar se tem manifestação de alguma Anemia e níveis de açúcar.
• Confirmação de fator Rh sanguíneo da mãe – Isso é de extrema importância. Caso seja negativo, o médico e a mãe deveram tomar providências, devido a Eritroblastose Fetal.
• Investigação patológica – Tão importante quanto a o fator de Rh. Averigua se há doenças (tal como rubéola, toxoplasmose, trombifilia e hepatites) que possam prejudicar ou que possam ser passadas para o bebê durante a gravidez.
• Ultrasonografia – Caso a gravidez tenha mais que um mês, é possível fazer um ultrason para verificar o batimento cardíaco e saco gestacional do bebê.
• Exame de urina – É importante detectar uma eventual infecção urinária, que é muito comum durante a gravidez.
Parte destes exames se tornam rotineiros durante a gravidez, dependendo dos resultados, mas também para seguranças de ambos (bebê e mãe). Exames de Sangue, Urina deverão ser repetidos algumas vezes. E a ultrassonografia que deve ser feita uma vez por mês ou pelo menos a cada trimestre.
Durante a gravidez – Exames Básicos
• Ultrassonografia de Translucência Nucal – É medida por ultrassonografia da 11° a 13° semana de gestação – entre o final do terceiro mês e inicio do quarto. Consiste em mensurar o acúmulo excessivo de líquido do feto na região da nuca do feto. Isso pode ser resultado de uma alteração cromossômica, más formações ou alguma síndrome genética.
• Ultrassonografia Morfológica – É um dos mais esperados exames. Como o feto já esta bem formado, vai indicar o peso e tamanho. Como ocorre entre a 20° e 22° semana, provavelmente o sexo também é informado. Caso seja uma ultrassonografia 3d ou 4d, já se pode ver as primeiras expressões faciais.
• Triagem de Diabetes gestacional – Adquirir diabetes gestacional é muito comum, mas requer cuidados especiais, principalmente antes do parto. O exame acontece em laboratório, entre a 24° e 28° semana, e consiste em analisar como seu corpo reage após ingerir uma quantidade média de glicose.
• Ultrassonografia do Terceiro Trimestre – Pode ocorrer mais de uma vez. Dependendo da conduta do médico ou como procedeu a gravidez até o momento. A ultrassonografia avalia como está maturidade da placenta e quantidade de líquido, o que é fundamental para uma continuidade saudável da gravidez. Além de continuar o acompanhamento da evolução do feto, medindo peso e tamanho.
• Triagem de Estreptococo beta – hemolítico – Exame de suma importância. A bactéria pode causar morte de fetos prematuros. O exame ocorre entre a 35° semana a 37°, mas pode ser feito em até 48 horas antes do parto. Consiste em análise laboratorial de secreção vaginal e anal. Se confirmada, a paciente tomara antibióticos orais para prevenir ela e o feto.
Durante a Gravidez – Exames Especiais
Caso haja algumas alterações nos exames comuns citados, gravidez considerada de risco e gestação de múltiplos , há certos exames que poderão correr .
• Constatação de Anormalidades Genéticas – Após a Ultrassonografia de Translucência Nucal, caso tenha alguma dúvida o médico poderá solicitar um exame adicional. São dois o mais comuns a Biópsia do Vilo Corial e a Amniocentese. O primeiro Consiste em retirar uma amostra da placenta e o outro amostra do liquido amniótico.
• Prematuridade – Indicada para gravidez de alto risco de nascimento prematuro. São dois exames também, a Ultrassonografia transvaginal e a Fibronectina fetal. Ambos são usados também para verificação da condições do útero.
O Pré-Natal acompanhara toda sua trajetória com o bebê. E irá garantir a chegada saudável dele ao mundo, assim como sua saúde perfeita. Escolha com cuidado o obstetra, tire suas dúvidas e tenha tranquilidade. Para mais informações entre contato com um médico.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *