O feto mede cerca de 8,7 cm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 43 g. Esta semana marca o início do segundo trimestre da sua gravidez!
O bebé mede cerca de 8,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 43 g.
O corpo reveste-se com uma fina camada de pelos (lanugo) que protege a pele do bebé e os órgãos continuam a aperfeiçoar-se.
O tamanho do útero aumenta proporcionalmente ao tamanho do bebé (aproxima-se do tamanho de um abacate).
O grande desenvolvimento do bebé obrigada ao aumento da produção de sangue materno, para fornecer mais nutrientes e oxigénio, e os batimentos cardíacos da mãe aumentam para bombear mais sangue.
O seu bebé:
- O crescimento do bebé acelera-se ao mesmo tempo que os órgãos internos amadurecem e exercitam as suas funções.
- As pernas estão cada vez mais proporcionais ao resto do corpo e o bebé começa a movimentar as mãos.
- Os intestinos podem começar a produzir mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé, constituída por água, secreções gastrointestinais e outros produtos derivados da gestação que o bebé pode engolir).
- O sistema nervoso inicia o seu funcionamento.
- Os órgãos genitais externos estão formados.
- O bebé é alimentado a partir da placenta que funciona agora em pleno como suporte vital.
Você e o seu corpo:
- O peso e o tamanho do útero continuam a aumentar (apesar de algumas mulheres chegarem mesmo a perder algum peso durante o 1º trimestre da gravidez motivado pelos enjoos matinais e por alguma perda de apetite associada a esse mal estar).
- A placenta funciona agora em pleno e faz chegar todos os nutrientes e o oxigénio necessários ao desenvolvimento do bebé ao mesmo tempo que remove os produtos residuais.
- Poderá sentir oscilações de humor. Se se sentir triste, converse com o seu companheiro e com o seu médico. Procure informação sobre o que a espera nos próximos meses e partilhe experiências.
- Poderá sentir maior desejo sexual. Se for o caso, aproveite ao máximo este período. A partir do 3º trimestre, é provável que volte a decrescer.
- Um incômodo recorrente é a obstipação. A subida dos níveis de progesterona faz e a pressão do útero em crescimento faz com que os movimentos intestinais diminuam. Consulte o seu médico e não se auto medique.
- Consulte as principais alterações com que pode contar no seu corpo durante este Trimestre.
Dicas e sugestões:
- Cuide da sua alimentação e tenha especial cuidado com a forma como os alimentos são cozinhados.
- As infeções urinárias são comuns. Evite-as indo com frequência ao WC, que, caso seja público deve redobrar os cuidados de higiene. Beba muita água para limpar o organismo.
- Informe-se sobre o que é a depressão pré-natal e como a pode contornar. Procure ajuda profissional e apoie-se na sua família.
- Poderão começar a pensar no enxoval e no quarto do bebé e a preparar a lista do que vão precisar de comprar ou pedir emprestado.
Fonte:http://www.maemequer.pt/estou-gravida/como-cresce-o-bebe/semana-a-semana/14a-semana-da-gravidez/