O calor chegou e com ele, sempre surgem as dúvidas do que usar, o que comprar, qual a melhor idade para levar a criança à praia, piscina, enfim, alguma dúvida sempre temos. A proteção da pele dos filhos deve começar desde pequeno, e atenção nunca é demais, e bebês e crianças devem estar devidamente prevenidas.
Hoje já se sabe que a proteção da pele deve começar desde pequeno. Crianças e bebês de todas as idades devem estar devidamente protegidos dos raios solares, especialmente no verão.
Vale lembrar:
- O sol das 10h às 14horas deve ser evitado. No horário de verão a restrição se estende até às 15 horas. Nesse período os pais devem oferecer atividades que não sejam ao ar livre. Se não tiver jeito e a criança estiver na praia ou piscina nesse período os pais devem seguir com cuidado de muita proteção, então abuse do guarda-sol, chapéu, tendas e o que mais você puder.
- Bebês com menos de 6 meses NÃO DEVEM utilizar protetor solar, a recomendação geral é que bebes nessa idade não devem frequentar praias, a não ser nos horários indicados para fixação de vitamina D. Nesse caso, converse com o pediatra sempre!
- a partir dos 6 meses utilizar protetores específicos para bebes, o ideal é fator 50.
- a partir dos 2 anos já pode-se utilizar os mesmos protetores dos pais, mas na versão kids.
“O uso de 95% das marcas de protetores solares infantis somente são aconselhados a partir dos 6 meses, apenas um ou dois são indicados para bebês com idade inferior. Mas pode ser extremamente perigoso porque a pele de uma criança novinha é super sensível e não se sabe de prontidão a quais substâncias ela pode ser alérgica. Até cremes hidratantes, colônias e amaciantes de roupas podem desencadear reações alérgicas.”, comentou o Dr. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein, em uma entrevista para a revista Cláudia.
Se a criança estiver exposta ao sol no horário de pico, como já dito acima, não esqueça de usar chapéu de preferência com aba ou boné para reforçar a proteção. Colocar uma camiseta de algodão, que permite a transpiração da pele, também é uma boa ideia e a grande dica são as camisetas com tecido protetor solar, são tecidos tratados com produtos que bloqueiam a radiação do sol. Podem ser lavados várias vezes e continuam com a proteção. Você encontra facilmente em lojas de roupas infantis ou pela internet.
Importante que esses cuidados sejam colocados em práticas em qualquer lugar que bebes e crianças estiverem expostas ao sol, não coloque em risco a saúde e lembre-se sempre: MUITA HIDRATAÇÃO durante o verão.
Sugestão de Kit Verão:
– Filtro solar FPS 50;
– Camiseta com proteção solar e boné;
– Além desses itens, não da para abrir mão do guara sol ou tendas para os que vão para a praia.
PS.: Não esqueça da hidratação e de sempre consultar o seu pediatra, para mascas de filtro solar indicadas entre outras recomendações, já que isso pode variar de criança para criança!
Matéria escrita pela mamãe Lívia Pacheco, do blog Mamãe Virtual!