Por que os bebês têm dor de ouvido? | Biah Baby Enxoval de Bebê e Infanto

Por que os bebês têm dor de ouvido?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

A dor de ouvido, embora afete os bebês, sempre incomoda as mamães e os papais, que se preocupam com os choros e dores dos filhos. É preciso entender quais as causas desse problema tão comuns em bebês para que o tratamento mais adequado seja feito e os pequenos fiquem livres desse incômodo.
São duas as principais causas das dores de ouvido: diferença da pressão do ambiente ou infecção do ouvido médio, também conhecida como otite média. A diferença de pressão é comum quando viajamos de uma cidade para outra e há diferença de pressão. Nesse caso, tanto adultos quanto crianças são afetados com a mesma frequência e o tratamento mais indicado é a movimentação da mandíbula, ao mascar chicletes, por exemplo.
Já a infecção de ouvido normalmente está ligada a um resfriado e aparece com mais frequência em bebês, como explica o pediatra e professor assistente da Faculdade de Medicina da Unifae, Dr. Marcio Eli de Pontes. “A otite é mais comum em crianças menores porque o ângulo da tuba nasal, que une ouvido a fossa nasal, é mais reto”, afirma o médico. Normalmente, o tratamento é feito com analgésicos e evitar mamar com a criança deitada no colo. Porém, se o quadro vier acompanhado de febre, os pais devem procurar um médico. “Se a criança tiver febre, queda do estado geral ou muito choro, os pais precisam procurar o pediatra responsável pela criança porque o uso de antibióticos pode ser necessário”, recomenda o pediatra.
Por isso, mamães e papais, não se preocupem muito com as dores de ouvido. Além de serem normais em crianças pequenas, o tratamento é bem tranquilo e rápido.

Dr. Marcio Eli de Pontes – CRM MG 18882

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *