A febre costuma ser motivo de preocupação para os pais e/ou responsáveis pelas crianças, uma vez que ela pode provocar convulsões. É importante entender que a febre normalmente é uma resposta do organismo a algum agente invasor: o aumento da temperatura corporal faz com que o organismo da criança libere substâncias de defesa contra esse agente invasor. A febre é um processo natural, segundo o pediatra e professor assistente da Faculdade de Medicina da Unifae, Dr. Marcio Eli de Pontes. “Quando queremos esterilizar algo, nós fervemos; com o corpo acontece o mesmo”, exemplifica.
A convulsão, em casos de febres mais leves, acontece em crianças que já têm predisposição. “Estudos mostram que a convulsão febril acontece com 37,5ºC a 38ºC, em crianças que têm predisposição para convulsão, já a febre acima de 40ºC pode provocar convulsão tanto em crianças quanto em adultos”, explica o pediatra.
Os pais podem usar medidas naturais ou caseiras para ajudar a baixar a febre. “Compressas ou banhos mornos podem ajudar a diminuir o estado febril, mas nunca deve ser dado às crianças banho frio ou compressas frias”, adverte o médico. Porém. na presença de febre, principalmente em bebês, o mais adequado é entrar em contato com um profissional de saúde para que a criança seja examinada e medicada adequadamente.
Dr. Marcio Eli de Pontes – CRM MG 18882