5 distúrbios do sono das crianças | Biah Baby Enxoval de Bebê e Infanto

5 distúrbios do sono das crianças

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Despertar noturno: Você acorda no meio da noite com seu filho chorando e gritando, mas quando chega perto, ele parece ainda estar dormindo. Não se assuste, isso é apenas um despertar noturno. “Até os 3 anos a criança manifesta que acordou em média duas vezes por noite, fora as outras em que volta a dormir sozinha”, diz a pediatra Marcia Pradella-Hallinan. Pode ser até que ele sente na cama e abra os olhos, mas o despertar é apenas parcial. Então, evite mexer na criança. Se o chamado for insistente, converse calmamente e diga que ainda não é hora de acordar.

Bruxismo: Nesse caso, a criança range os dentes durante o sono. Pode aparecer e desaparecer espontaneamente entre 1 e 2 anos, quando os dentes estão nascendo, e por volta dos 10 anos, quando a dentição permanente começa a surgir. Mas se o seu filho bate os dentes com frequência à noite e parece que eles vão quebrar, é preciso consultar um dentista. Além do desgaste da arcada dentária, o bruxismo pode causar dor de cabeça e na mandíbula. Não existe cura, mas dá para atenuar os sintomas com medicação e o uso de placas que não deixam um dente bater no outro.

Apneia: Normalmente vem acompanhada do ronco e pode ser identificada como pequenas pausas na respiração. “Acontece por volta dos 2 e 3 anos, quando as amídalas e a adenoide se desenvolvem num ritmo mais acelerado do que as vias aéreas”, explica Marcia Pradella-Hallinan. As estruturas ficam apertadas e a passagem do ar se torna mais difícil, o que pode causar a obstrução total da respiração. Essas paradas prejudicam a oxigenação dos tecidos do corpo, por isso, em geral a apneia precisa ser tratada com cirurgia.

Sonambulismo: Cerca de 40% das crianças podem ter uma ou outra crise, principalmente entre 3 e 7 anos. A não ser que aconteça todos os dias, não é preciso fazer tratamento. O principal é prevenir acidentes, como manter as janelas fechadas e os objetos pontiagudos em local seguro. Os episódios costumam durar de 2 a 3 minutos e você não precisa acordar seu filho, apenas encaminhá-lo de volta à cama com tranquilidade.

Enurese noturna: Mais uma vez seu filho acordou com a cama molhada? Isso é normal até os 4 anos, quando ele ainda está aprendendo a controlar os esfíncteres durante a noite. “Depois dessa fase, pode ser que a criança faça xixi na cama de vez em quando, mas se for algo constante, é preciso investigar”, afirma a pediatra Ana Maria Escobar. A causa pode ser genética ou até psicológica, mas você pode ajudar evitando líquidos até duas horas antes de seu filho dormir.

* Revista Crescer *

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *